Latest Movie :

Lilja 4-ever (2002)


Lilja 4-ever é um filme duro de assistir, pois mostra a realidade nua e crua do mundo. Não há super-heróis para salvá-lo. O espectador tem a certeza de que o mundo é cruel e que é habitado por homens e mulheres repugnantes. É como é retratado no discurso entre o Rocky e o seu filho, no filme Rocky Balboa (2006): “O mundo não é um mar de rosas. É um lugar sujo, um lugar cruel, que não quer saber o quanto você é durão. Vai botar você de joelhos e você vai ficar de joelhos para sempre se você deixar. Você, eu, ninguém vai bater tão forte como a vida”.

O escritor e diretor é o sueco Lukas Moodysson, dos filmes Fucking Åmål (Amigas de Colégio - 1998) e Tillsammans (Bem-Vindos - 2000). A história relata a vida de uma jovem de 16 anos, Lilja (Oksana Akinshina), que mora com sua mãe (Lyubov Agapova) em um pobre e melancólico subúrbio em algum lugar da antiga União Soviética. Lilja é bonita, rebelde, inesperadamente devota, ajoelhando-se sempre diante de sua foto favorita de um anjo e filho, e acima de tudo, é ingênua. Sua mãe e ela emigrariam para os Estados Unidos com o novo marido de sua mãe, mas seus sonhos de uma vida melhor se esfacelam ao descobrir que será deixada para trás, sob a tutela de sua tia (Lilija Sjinkarjova), para futuramente se juntar a eles. Com o passar do tempo, ao não receber nem cartas nem dinheiro, tem-se a sensação de que foi abandonada. Sem receber ajuda da tia ela é obrigada a se mudar para um minúsculo apartamento sem luz e aquecimento. Desesperada, ela recebe o apoio de Volodya (Artyom Bogucharsky), um garoto de apenas 11 anos, seu único amigo. Desiludida e sem dinheiro, a jovem conhece e se apaixona por Andrei (Pavel Ponomarjov), que a oferece emprego e uma chance de uma vida melhor na Suécia.


O trabalho das câmeras foi feito de tal forma que mesmo não vendo algumas cenas sentimos e sofremos todas as dificuldades ao lado da protagonista. Apenas com a sugestão (caráter implícito que foi dado) consegue-se atingir e impactar o espectador mais do que se tivessem utilizado imagens explícitas. Identificamo-nos de tal modo com a personagem central que queremos avisá-la do perigo que corre em cada passo que dá na direção de sua ruína. Oksana Akinshina, no papel principal, e Artyom Bogucharsky, como coadjuvante, conseguem uma interpretação de tirar o chapéu.


A trilha sonora foi escolhida de forma a intensificar as emoções transmitidas no filme. Ela é responsável por dar voz aos personagens em diversos momentos, externando os sentimentos de alegria, decepção, angústia, tristeza, vazio, raiva, ódio e desespero. A canção da banda alemã Rammstein "Mein Herz Brennt" (Meu coração está queimando), que abre e praticamente fecha o filme, causa um impacto inicial forte na primeira vez, mas já é escutada com outros ouvidos e emoções no final.

Além da denúncia da tragédia que acompanhou a vida de milhões de pessoas que foram abandonadas a uma existência amarga e desumana com o fim do socialismo e o desmembramento da URSS, sendo as crianças as suas vítimas mais vulneráveis, há também uma crítica ao individualismo e à perda de valores sociais. O Homem continua sendo o lobo do Homem...

Título original: Lilja 4-ever
Título em português: Para sempre Lilya
Diretor: Lukas Moodysson
http://www.imdb.com/title/tt0300140/





Share this article :

+ comentários + 1 comentários

4 de julho de 2018 às 10:47

Assisti este filme em 2013 se não me engano e nunca me saiu da cabeça. Muito forte mesmo. Volta e meia pesquiso ele no google para saber se tem alguma crítica nova, algum resumo, alguém falando a respeito. De alguma forma me marcou.
Bela crítica, muito bem escrita e muito bem analisado vários pontos do filme. Sem, quase, dar spoilers. Parabéns.

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Vikingbyheart - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger