Latest Movie :

Kampen om Tungtvannet (1948)

A Segunda Guerra Mundial teve vários episódios importantes, mas com o passar dos anos muitos deles ficaram esquecidos ou não tiveram o devido reconhecimento. Além da famosa invasão da Normandia pelos Aliados, operação conhecida por "Dia D", a Batalha da Água Pesada também teve papel fundamental para o desfecho dessa guerra. Dirigido por Titus Vibe-Müller e Jean Dréville, em uma coprodução franco-norueguesa, Kampen om Tungtvannet (no original) ou A Batalha da Água-Pesada (em português) é um docudrama (drama documentário) que apresenta de forma dramática a reconstituição desses fatos que marcaram a história do mundo e da Noruega.

O filme começa fazendo uma introdução à guerra e aos motivos que levaram França e Alemanha a se interessarem pela água pesada, produzida somente na fábrica de produtos químicos Norsk Hydro, na planta de Vemork, nos arredores da cidade de Rjukan, na Noruega. O primeiro país buscava fazer pesquisas em laboratórios sobre sua eficácia, enquanto o segundo objetivava obtê-la para construir uma arma secreta. Como a água pesada era um subproduto da produção de fertilizantes, sua fabricação era limitada e em pequena escala, o que fazia com que qualquer quantidade obtida se tornasse de suma importância. Enquanto os noruegueses se mantiveram neutros na guerra, os Aliados conseguiram pegar o primeiro suprimento do precioso líquido. Mas com a invasão da Noruega pelos alemães, na manhã de 9 de abril de 1940, os nazistas ordenaram que a fábrica de Norsk Hydro aumentasse a sua produção. Percebendo a ameaça que a planta apresentava, a Inteligência Britânica em Londres juntamente com a Resistência Norueguesa se uniram para tomar medidas preventivas e sabotar os planos da Alemanha nazista envolvendo a água pesada.  


Filmado em preto e branco e sem os aspectos das grandes produções, como situações de ação extravagantes e enfoque melodramático, Kampen om Tungtvannet utiliza imagens de arquivo e reconstrói as demais cenas com a participação dos próprios homólogos da vida real. Isso lhe confere bastante realismo e autenticidade, além de um caráter histórico e educativo. Dentre os atores homólogos podemos citar os cientistas Frédéric Joliot-Curie e Lew Kowarski e os sabotadores noruegueses em sua grande maioria. Assim, poucos personagens foram interpretados por atores profissionais e optou-se por manter as quatro línguas nativas dos países envolvidos na trama: norueguês, francês, alemão e inglês. E é exatamente o aspecto comum que faz com que esse filme se destaque, principalmente quando nos lembramos do que estava em jogo naquele momento. Estes não são heróis sintéticos que encontramos em blockbusters americanos, são apenas homens comuns que arriscaram as suas vidas para impedir que a Alemanha nazista vencesse.

A fotografia explora a região montanhosa e o clima severo da Noruega através de tomadas abertas. As duras condições de sobrevivência a que foram submetidos os integrantes da Resistência Norueguesa se equiparam ao tamanho do desafio que estava pela frente: impedir que os alemães construíssem a sua arma secreta. Eles enfrentaram a fome, o frio e também o inimigo.  


Essa história também foi dramatizada em uma produção britânica intitulada The Heroes of the Telemark (Os Heróis de Telemark - 1965), com a participação de Kirk Douglas (citando apenas alguns de seus filmes: Ace in the Hole - A Montanha dos 7 Abutres - 1951, Paths of Glory - Glória Feita de Sangue - 1957, The Vikings - Vikings, Os Consquistadores - 1958 e Spartacus - 1960) e Richard Harris (conhecido por A Man Called Horse - Um Homem Chamado Cavalo - 1970) e em duas minisséries de TV, uma canadense (A Man Called Intrepid - 1979) e uma norueguesa (Kampen om Tungtvannet - 2015). A banda de power metal sueca, Sabaton, também homenageou esse episódio através da música Saboteurs.

A guerra não é ganha só nas trincheiras ou nos frontes de batalha, sendo travada por combates de artilharia, mas pela mobilização econômica, social e mental na retaguarda. Ela é vencida pelas estratégias adotadas e pela resiliência, bravura e sagacidade de todos os seus combatentes.


Título original: Kampen om Tungtvannet
Título em português: A Batalha da Água Pesada
Diretores: Titus Vibe-Müller e Jean Dréville
http://www.imdb.com/title/tt0040504


Share this article :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Vikingbyheart - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger