Latest Movie :

Kill the Messenger (2014)


Seguindo a mesma linha de jornalismo investigativo de All the President's Men - Todos os Homens do Presidente - 1976, mas por algum motivo sem o devido reconhecimento e repercussão, Kill the Messenger (no original) ou O Mensageiro (em português) conta a história real do repórter americano Gary Webb (interpretado por Jeremy Renner, conhecido por The Hurt Locker - Guerra ao Terror - 2008), que trabalha em um pequeno jornal, San José Mercury News, e acidentalmente descobre documentos sigilosos sobre o governo americano e a guerra às drogas. Diante dessas informações, que revelam um suposto esquema de tráfico de cocaína para dentro dos Estados Unidos, ele precisa decidir entre proteger sua carreia, família e própria vida ou se arriscar a desmascarar o caso e publicar a matéria.

Logo de cara somos apresentados, em um formato que se assemelha ao de um documentário, a uma série de reportagens de jornais e discursos presidenciais, desde Richard Nixon (1969-1974), passando por Gerald Ford (1974-1977), Jimmy Carter (1977-1981) até chegarmos a Ronald Reagan (1981-1989). Todos eles discursam contra o tráfico e o consumo de drogas. Essa exposição facilita a imersão do espectador na história e confere maior veracidade aos fatos. Posteriormente, somos transportados para o ano de 1996 e acompanhamos a investigação promovida pelo protagonista, passando de um suspeito a outro, de traficantes a até mesmo políticos, e a cada nova revelação podemos contrastar o discurso inicial do governo com a realidade nua e crua dos fatos.

   
Seguimos, passo a passo, tudo o que Gary Webb precisa fazer para garantir que o público tenha conhecimento sobre algo que era mantido sigiloso: observação, entrevistas e levantamento documental. Um jornalista não pode simplesmente denunciar uma situação corrupta só porque alguém lhe sugeriu ou porque lhe parece que é incorreta. Até a matéria se tornar concreta e ser publicada existe um processo a ser seguido, no qual o repórter revisa todo o material investigativo, avaliando se há necessidade de entrevistar novas fontes ou fazer novas consultas, até que todas as informações conflitantes estejam resolvidas. Sobretudo se houver menções a figuras públicas, grandes corporações, políticos e governos, o jornalista também deverá se certificar, em casos de processos, que receberá o apoio jurídico e suporte editorial para publicação da matéria. Nesse ponto temos que destacar a direção de Michael Cuesta (conhecido pela série de TV Homeland - 2011-2012), que deixou alguns pontos em aberto para que o espectador tirasse as suas próprias conclusões acerca da investigação de Webb. Teria sido ele ingênuo ou desleixado?

O roteiro foi baseado no livro Dark Alliance: The CIA, The Contras, and the Crack Cocaine Explosion, escrito pelo próprio Webb, e no livro Kill the Messenger, uma biografia feita por Nick Schou. O elenco, além de contar com a ótima atuação de Jeremy Renner no papel principal, possui nomes de peso como Mary Elizabeth Winstead (10 Cloverfield Lane - Rua Cloverfield, 10 - 2016), Michael Sheen (Midnight in Paris - Meia-Noite em Paris - 2011), Ray Liotta (Goodfellas - Os Bons Companheiros - 1990) e Andy Garcia (The Godfather: Part III - O Poderoso Chefão III - 1990). 

Kill the Messenger ainda se destaca ao denunciar as pressões, chantagens, violências física e psicológica que os jornalistas investigativos sofrem ao realizar o seu trabalho. Não apenas a integridade do homem é atingida, como também a de sua família. A manipulação da informação é evidente. Artifícios como atacar a credibilidade desses profissionais são utilizados sem o menor pudor para abafar a verdade, visto que a fofoca muitas vezes passa a ser mais importante (ganha mais destaque) do que a denúncia em si.

Existe liberdade de impressa? A mídia é livre ou sofre influência política, econômica e social? Qual é o verdadeiro papel do jornalista? Algumas histórias são verdadeiras demais para serem contadas? A inidoneidade de algumas fontes invalida completamente uma matéria a ponto de torná-la uma mentira? Estaria o governo americano boicotando a divulgação dessa história (filme)? Esses são alguns dos questionamentos que O Mensageiro deixa no ar.

Diante de situações recentes, como os Panama Papers e das revelações de Edward Snowden e do Wikileaks, toda a reflexão e o desdobramento trazidos pela trama contada em Kill the Messenger ganham outras camadas de importância e significado.




Título original: Kill the Messenger
Título em português: O Mensageiro
Diretor: Michael Cuesta
http://www.imdb.com/title/tt1216491/



Share this article :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Vikingbyheart - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger